top of page

Morro Vermelho


Foto: Lucas Vieira

O distrito de Morro Vermelho, antigo Arraial de Vira Copos, está localizado a 36 km de Belo Horizonte e a 8 km de Caeté, município ao qual pertence. Sua população é de pouco mais de 1.200 habitantes. A pequena distância da capital mineira não interfere nas características do distrito, fazendo dele uma boa opção para quem quer sair da agitação dos grandes centros.

Morro Vermelho tem belezas naturais preservadas, flora e fauna ricas e atrai praticantes de esportes radicais, assim como os que apreciam a vida tranquila e a simplicidade do interior.

A ocupação da região de Vira Copos ( Morro Vermelho), data do século XVII, por volta de 1650. Com a exploração do ouro, pelo grande número de minas existentes, a população se formou em busca de melhores terrenos, água abundante e boas condições de trabalho. O Morro Vermelho tem história antiga, conhecido como o primeiro local de insurreição contra a cobrança do quinto do ouro, imposição feita pelo Rei de Portugal.

A Guerra dos Emboabas* teve início em Morro Vermelho. O primeiro levante, exigindo a extinção definitiva da cobrança das bateias, ocorreu no pequeno arraial. A partir dessa manifestação, houve toda uma sequência de adesão de outros centros populacionais da época, sempre tendo Minas como palco dessa luta pela liberdade.

A atividade de mineração sobreviveu até o início dos anos 1800 e, aos poucos, foi sendo substituída pela exploração de carvão vegetal.

Como chegar:

Vindo por Belo Horizonte / Nova Lima / Raposos:

Ao chegar em Raposos, depois da ponte sobre o Rio Paraopeba, vire a direita, depois 1ª a esquerda ( lateral da igreja), 1ª a direita e 1ª a esquerda e siga morro acima ( do alto do morro vc verá toda a cidade de Raposos e o rio lá do alto. Siga em frente...começará a estrada de terra. Se estiver com sede, tem uma bica a sua esquerda. Siga em frente por uns 13 km até uma bifurcação. No trajeto vc passará por um bar a sua direita e a frente, por algumas casas evários quebra-molas. Chegando na bifurcação (placa cachoeira Santo Antônio - vide site), vire a esquerda para Morro Vermelho. Serão 2 km de descida.

* A Guerra dos Emboabas...

Foi um conflito armado ocorrido na região das Minas Gerais entre os anos de 1707 e 1709, envolvendo os bandeirantes paulistas e os emboabas (portugueses e imigrantes de outras regiões do Brasil). O confronto tinha como causa principal a disputa pela exploração das minas de ouro recém descobertas na região das Minas Gerais. Os paulistas queriam exclusividade na exploração da região, pois afirmavam que tinham descoberto as minas.

Os emboabas eram liderados pelo português Manuel Nunes Viana e os paulistas eram comandados pelo bandeirante Borba Gato.

O conflito mais importante e sangrento ocorreu em novembro de 1708 no distrito de Ouro Preto. Os embaobas dominaram a região das minas e os paulistas se refugiaram na área do Rio das Mortes.

Consequências

- Os paulistas foram derrotados e a Coroa Portuguesa criou a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro.

- A cobrança do quinto foi regulamentada.

- A Coroa Portuguesa, após acabar com o conflito e pacificar a região, assumiu a exploração de ouro na região das Minas Gerais.

Os bandeirantes paulistas, expulsos da região das Minas Gerais, foram procurar em busca de ouro nas regiões de Goiás e Mato Grosso. Encontrarm nestas áreas novas minas para explorar.

O nome “Emboabas” significa em Tupi “Pássaro de Pés Emplumados”, e é uma ironia aos forasteiros que usavam botas; enquanto que os paulistas, andavam descalços.


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page