top of page

Cachoeira Santo Antônio


A 10 km de Morro Vermelho, distrito de Caeté, e a aproximadamente 51 km de BH ( vindo por Raposos ), esta bela cachoeira está ameaçada de extinção devido a projetos de extração de minério na Serra do Gandarela* onde está localizada.

Cercada por paredões, suas águas geladas caem de uma altura de aproximadamente 20 metros. Se observada da margem direita do poço, verá que suas águas passam por dentro da pedra. Buraco escavado com o passar dos anos.

Sua prainha, seu poço formado por águas esverdeadas, com profundidade gradativa e cascalho ao fundo, são um convite a um bom banho. Só não se arrisque com a água além da altura do peito ( adultos ), ou seja, a uns 6 metros da queda. Pode ser fatal! Devido ao volume de água que cai direto no poço, há uma sucção por baixo, que infelizmente, já fez algumas vítimas. E por trás da queda, abaixo do nível da água, criou-se uma espécie de "gruta" submersa, onde a pessoa entra e não consegue sair.

Na sua margem direita, passando por trás de uma pedra, tem uma trilha íngreme e difícil, mas que leva ao topo da cachoeira. Lá você encontra outro poço e uma pequena cachoeira.

Não se esqueça do lanche e da água.

Como chegar:

Vindo por Caeté / Morro Vermelho:

Atravesse o vilarejo, e ao avistar a porteira da fazenda Alpenrose, suba a estrada de terra a direita por 2 km até a bifurcação... vire a esquerda ( a direita vc vai para Raposos / Nova Lima / Belo Horizonte ).

Até a cachoeira serão 8 km. Pouco a frente, terá uma estrada, também de terra, ( tipo uma estrada marginal ) à direita, entre nela. Ela fará uma curva a direita, logo a frente. Vire a esquerda, atravesse o riacho ( é tranquilo ) e quando der de frente com o barranco, vire a direita e siga sempre na principal. Você passará por uma grande plantação de Eucaliptos. Quando chegar em uma clareira e alguns carros, é hora de descer ( a não ser que seu carro seja um 4x4... aí dá pra ir mais a frente ). Vc andará uns 600 metros morro abaixo até a cachoeira.

Vindo por Belo Horizonte / Nova Lima / Raposos:

Ao chegar em Raposos, depois da ponte sobre o Rio Paraopeba, vire a 1ª a direita, depois 1ª a esquerda, 1ª a direita e 1ª a esquerda e suba...suba...suba até cansar de subir. Vc verá toda a cidade e o rio lá do alto. Siga em frente...começará a estrada de terra. Se estiver com sede, tem uma bica a sua esquerda. Siga em frente por uns 13 km até uma bifurcação. No trajeto vc passará por um bar a sua direita e a frente, por algumas casas. Chegando na bifurcação, siga reto ( a esquerda vc vai para Morro Vermelho e Caeté ). Serão 8 km até a cachoeira. Pouco a frente, terá uma estrada, também de terra, ( tipo uma estrada marginal ) à direita, entre nela. Ela fará uma curva a direita, logo a frente. Vire a esquerda, atravesse o riacho ( é tranquilo ) e quando der de frente com o barranco, vire a direita e siga sempre na principal. Você passará por uma grande plantação de Eucaliptos. Quando chegar em uma clareira e alguns carros, é hora de descer ( a não ser que seu carro seja um 4x4... aí dá pra ir mais a frente ). Vc andará uns 600 metros morro abaixo até a cachoeira.

Onde ficar:

Não sei informar ... sempre vou e volto.

Onde Comer:

Fazenda Alpenrose

Voltando na bifurcação, desça a direita, serão 2 km. Ela estará a esquerda no final da decida.

Sugiro o Joelho de Porco com acompanhamento a gosto e/ou o prato feito ( tem pra adulto e criança).

Na cidade:

Um trailer de sanduíche na praça, em frente a igreja.

Lá tem alguns bares também.

Observações:

* A Serra do Gandarela está entre a Serra do Caraça e a Serra da Piedade, e abrange os

municípios de Caeté, Santa Barbara, Barão de Cocais, Rio Acima, Itabirito e Raposos. É também um grande reservatório natural de águas, que serve às bacias do rio das Velhas e São Francisco e do rio Piracicaba e Doce.

Há um projeto em tramitação para criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela. Tomara que aconteça!

Lembre-se:

  • Traga todo seu lixo de volta. Procure trazer também, os que você encontrar pelo caminho;

  • Evite cortar madeira e recolher pequenas mudas;

  • Não use sabão nem protetores que não sejam bio-degradáveis nas cachoeiras, rios e lagos;

  • Respeite os animais e plantas que encontrar pelo caminho.

Bom Passeio!!!


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page