top of page

Glaura


O charmoso vilarejo de Glaura também chamado de Casa Branca respira história. É um dos mais antigos distritos de Ouro Preto, situado a 26 km da sede.

Foi ponto fundamental de passagem dos bandeirantes, prova desse fato é o chafariz histórico de Dom Rodrigo, construído em 1782 por ordem do então governador e capitão da região, Dom Rodrigo de Menezes.

Em suas estradas ocorreram disputas por causa da posse das terras mineiras, as chamadas Guerras dos Emboabas. Glaura surgiu por volta do séc. 18, no auge da exploração do ouro. Era refúgio dos grandes senhores que tinham o antigo arraial como ponto de divisão entre Vila Rica e São João del-Rei. O vilarejo dispõe de pousadas e fazendas pitorescas. Destino turístico para vivenciar a bucólica vida rural e a tradição do artesanato em azulejo, na palha, na taquara, e em couro de boi, além dos crochês e bordados. A rica culinária é representada pela goiabada cascão e pelo doce de leite em compota. Destino ideal para os que buscam lazer, descanso, natureza e aventura.

Como chegar:

1. Pegar a BR 040 em direção ao Rio de Janeiro;

2. Entrar no trevo para Ouro Preto – BR 356 ( Condomínio Alfaville )

3. Seguir pela BR 356 em direção a Itabirito/Ouro Preto;

4. Alguns quilômetros após Itabirito, chegará a Cachoeira do Campo;

5. Mantenha-se a esquerda e entre na avenida, logo após o posto da Shell ( a esquerda) observe as placas;

6. Seguir na Rua Santo Antônio e depois Rua Tombadouro (subida) até o fim do distrito;

7. Ao final da Rua Tombadouro há um trevo para Glaura/São Bartolomeu – entrar à esquerda para Glaura ( Casa Branca).


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page