top of page

Parque Estadual da Serra do Rola Moça


O Parque da Serra do Rola Moça fica no sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte e abrange os municípios de BH, Ibirité, Nova Lima e Brumadinho. A área preservada é de 3.941 hectares, ou 39,41 mil km².

O parque foi criado em 1994 para garantir a preservação das diversas nascentes e mananciais da região, fundamental para o abastecimento de água de Belo Horizonte e cidades vizinhas. Por isso, boa parte da área é fechada ao público. Mas na parte aberta pra visitação há diversos mirantes, trilhas e cachoeiras e o parque tem uma boa infraestrutura para os visitantes.

A história do nome da Serra do Rola-Moça faz parte do folclore mineiro.

Diz a lenda que um casal, após a cerimônia do matrimônio, atravessava a serra a cavalo para voltar pra casa. O cavalo em que a moça estava pisou em falso no cascalho e ela despencou ladeira abaixo. O marido, chicoteando seu cavalo, partiu atrás da moça e assim se justifica o nome.

A história virou um poema escrito por Mario de Andrade, que depois foi musicada em ritmo de samba por Martinho da Vila.

Os atrativos do parque são mirantes e trilhas para caminhadas. Dos mirantes, têm-se ótimas vistas, uma mais bonita que a outra. Existem ângulos de onde se pode observar a área preservada do Parque e a malha urbana, bom momento para reflexão sobre preservação do nosso patrimônio natural e sobre o crescimento de Belo Horizonte.

Os mirantes são:

* Mirante das Três Pedras

* Mirante do Planeta

* Mirante do Jatobá

* Mirante Morro dos Veados, esse o mais conhecido, fica a direita da estrada que corta o Parque rumo ao distrito de Casa Branca.

Na sede do Parque (perto da portaria), você se informa sobre as trilhas para chegar nos outros mirantes. Fauna: O parque abriga muitos animais silvestres, como a onça parda, a jaguatirica, o gato do mato, o lobo guará, a raposa, o veado campeiro e o mico estrela.

Flora:

A vegetação da Serra do Rola Moça é de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica, com áreas de campo de altitude e Campos Ferruginosos. Entre as árvores e plantas que você encontra lá estão o ipê, o cambuí, a aroeira branca, o jacarandá do cerrado, a quaresmeira, o pau ferro, o murici e a unha de vaca.

Como Chegar:

Saindo de Belo Horizonte, pegar a BR- 040 no sentido Rio de Janeiro. Entrar à direita no Posto Chefão, 2ª rua à direita (rua Montreal), bairro Jardim Canadá. Prosseguir até a portaria principal do parque. A distância do Posto Chefão ao parque é de cerca de 3 km. Endereço:

Av. Montreal s/nº – Bairro Jardim Canadá – Nova Lima – MG

Horário de Funcionamento:

Diariamente das 7h às 18h

Visitas técnicas e pedagógicas e requisição do auditório devem ser agendadas previamente pelos telefones (31) 3581-3131.

Lembre-se:

  • Traga todo seu lixo de volta. Procure trazer também, os que você encontrar pelo caminho;

  • Não quebre galhos e nem recolha mudas;

  • Não use sabão nem protetores que não sejam bio-degradáveis nas cachoeiras, rios e lagos;

  • Respeite os animais e plantas que encontrar pelo caminho.

Foto: josep/Flickr

Bom passeio!!!


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page