top of page

Parque do Paredão ( Serra do Curral )

  • acheiemminas
  • 27 de set. de 2016
  • 3 min de leitura

Sendo o marco geográfico mais representativo da região metropolitana de Belo Horizonte e por isso mesmo, eleito pela população como cartão postal da cidade em 1997, a Serra do Curral também fez parte da história de Minas Gerais no período de colonização, onde servia de referência de localização para os viajantes. Com altitude média entre 1.100 e 1.350 metros, é possível avistar diferentes pontos da cidade, entre eles a Lagoa da Pampulha, Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Parque Municipal), a Avenida Afonso Pena, Estádios Mineirão e Independência, Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, os municípios de Nova Lima, Contagem e Sabará, além do Pico do Itabirito, Serra da Piedade, Morro do Pires, Morro do Elefante e Parque Estadual da Serra do Rola-Moça.

Com a criação do Parque do Paredão ou Parque da Serra do Curral em 2012, o local tornou-se importante ponto turístico da capital mineira, contribuindo também para a proteção da paisagem e dos recursos ambientais. Com uma área aproximada de 400 mil m², oferece ao visitante, trilhas de grau de dificuldades variadas, mirantes e praças de convívio. Espaço para a prática da caminhada, descanso e contemplação. O Parque e a trilha Travessia da Serra como foi batizada, funciona de terça a domingo e possui 10 mirantes.

Os mirantes 1 e 2 tem acesso livre, não precisam de agendamento e nem de guias para serem percorridos. Os demais mirantes necessitam de ambos, por subirem em grupos de 20 pessoas e por apresentarem alguns riscos. Estes últimos, encontra-se temporariamente interrompidos para vistoria e estudos de segurança.

O percurso de 2.220 metros entre os mirantes 3 e 8, tem previsão de reabertura para novembro deste ano. O restante da trilha, que inclui a passagem pelos mirantes 9 e 10 que leva até o Parque das Mangabeiras, tem previsão de reabertura apenas para 2017, quando serão concluídas obras para a contenção da serra conduzidas pela Vale.

Informações Adicionais:

* A entrada no parque, o passeio pelas trilhas e os guias, são gratuitos.

* Devido a grande procura, a trilha a partir do mirante 3, precisa ser agendada com antecedência de uma semana para se encontrar vagas. O dia melhor para se agendar é

sem dúvida na segunda-feira as 8 horas da manhã.

* Use roupas leves, boné e calçado confortável. * Leve na mochila, bastante água e lanche de trilha.

* O mirante 2 ( o último antes da subida) é o único que tem água e banheiro.

* As trilhas 1 e 2 são de nível baixo. * As trilhas 3 em diante, são de nível médio e alto. * Menores de 14 anos não podem fazer o trajeto agendado ( mirantes 3 ao 10 ).

* O percurso leva em média 3 horas e é desejável um bom condicionamento físico.

* Devido a diferença drástica de altitude, é comum a queda de pressão, tonturas e

vertigens. * Não se esqueça das fotos.

Endereço:

Praça Estado de Israel

Avenida José do Patrocínio Pontes, 1951 - Bairro Mangabeiras

( Subindo a Av. Afonso Pena até a Praça da Bandeira, contorne a praça e continue subindo, agora pela Av. Agulhas Negras. Chegando a praça do Papa, contorne a praça e continue subindo em frente, Rua Salomão de Vasconcelos. No final vire a direita e siga até a praça. Chegou! Telefone: 31 3277-8120 / 3246-5028 Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 17h (entrada até as 16h)

Lembretes e cuidados:

* Nunca saia das trilhas e entre na mata

* Não quebre e nem se apoie em galhos, árvores ou pegue em plantas ( aranhas, cobras e lagartas são comuns nestas áreas )

* Traga todo seu lixo de volta. Procure trazer também, os que você encontrar pelo caminho.

* Não retire mudas. Elas são nativas e morrerão fora daquele ambiente.

* Respeite os animais e plantas que encontrar pelo caminho.

No mais;

Não mate nada além do tempo;

Não tire nada além de fotos;

Não deixe nada além de pegadas;

Não leve nada além de lembranças.

Bom passeio!!!


 
 
 

Comentarios


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page